É fato que o mercado de trabalho está muito competitivo. As pessoas se preparam cada vez mais para disputar um lugar ao sol. São cursos e mais cursos, especializações, idiomas, MBAs e doutorados. Enfim, as opções aumentam, assim como as disputas. Então, surge aquela velha frase: “Para que você tenha destaque naquilo que faz, tem de ser o melhor!”. Mas o que é ser o melhor? Você já se perguntou por que algumas pessoas, mesmo sendo muito competentes, não conseguem se destacar em seu meio profissional?
A verdade é que, para cada profissional competente, existem milhares de outros igualmente capazes, com formação e bagagem profissionais muito semelhantes. Assim, você pode estar pensando se as pessoas de destaque, normalmente, são as mais criativas. É lógico que a criatividade ajuda, mas também, nesse aspecto, encontramos profissionais com potencialidades equivalentes para os quais, muitas vezes, uma boa idéia apresentada é apenas mais uma boa idéia. Então, o que fazer?
A verdade é que, para cada profissional competente, existem milhares de outros igualmente capazes, com formação e bagagem profissionais muito semelhantes. Assim, você pode estar pensando se as pessoas de destaque, normalmente, são as mais criativas. É lógico que a criatividade ajuda, mas também, nesse aspecto, encontramos profissionais com potencialidades equivalentes para os quais, muitas vezes, uma boa idéia apresentada é apenas mais uma boa idéia. Então, o que fazer?
Antes de sair por aí armazenando títulos, procure se conhecer. Isso mesmo! Na era do conhecimento, o mais importante é o autoconhecimento. Esse deve vir em primeiro lugar. Tenha conhecimento sobre as coisas, mas conheça a si mesmo. Imagine a seguinte situação: você tem uma idéia excelente — “aquela sacada” que sua empresa ou seu cliente sonham conseguir para seu empreendimento. No entanto, você é uma dessas pessoas que tem imensa dificuldade de expor o que pensa. Falar em público, então, nem pensar! O que você vai fazer com essa idéia? Passá-la para um colega de trabalho? Fazer um relatório ou deixá-la adormecer na gaveta? A idéia é sua e ninguém vai conseguir transmiti-la ou vendê-la com a emoção de seu gênio criador. Seria muito mais fácil você fazer uma terapia, um curso de oratória, leituras, enfim, algo que o auxiliasse a desenvolver seu potencial comunicativo, que é a primeira grande porta a ser aberta para seu sucesso profissional.
Assim como esse fator, milhares de outros poderiam ser citados, como ansiedade, falta de concentração, desmotivação, complexo de inferioridade (tão comum frente à atual competitividade), estresse e falta de autocontrole em situações de pressão. Todos são facilmente tratáveis, mas, quando não recebem a devida atenção, podem causar um grande estrago na construção de sua imagem profissional.
Outro aspecto em que os profissionais são relapsos é com relação a seu marketing pessoal. Voltamos ao tema de início: é preciso lembrar que não basta que você seja bom, é necessário que muitas pessoas saibam disso. Divulgar sua imagem é fazer seu marketing pessoal. “Quem não é visto não é lembrado” é uma frase antiga, mas verdadeira. Entretanto, não basta ser visto, é fundamental que as pessoas vejam você e gravem sua imagem na memória de forma duradoura, com empatia e, é claro, admiração. É preciso criar vínculos verdadeiros — não apenas amores de verão, que não costumam produzir nada além de esparsas lembranças.
Assim como esse fator, milhares de outros poderiam ser citados, como ansiedade, falta de concentração, desmotivação, complexo de inferioridade (tão comum frente à atual competitividade), estresse e falta de autocontrole em situações de pressão. Todos são facilmente tratáveis, mas, quando não recebem a devida atenção, podem causar um grande estrago na construção de sua imagem profissional.
Outro aspecto em que os profissionais são relapsos é com relação a seu marketing pessoal. Voltamos ao tema de início: é preciso lembrar que não basta que você seja bom, é necessário que muitas pessoas saibam disso. Divulgar sua imagem é fazer seu marketing pessoal. “Quem não é visto não é lembrado” é uma frase antiga, mas verdadeira. Entretanto, não basta ser visto, é fundamental que as pessoas vejam você e gravem sua imagem na memória de forma duradoura, com empatia e, é claro, admiração. É preciso criar vínculos verdadeiros — não apenas amores de verão, que não costumam produzir nada além de esparsas lembranças.
É vital que você imprima sua marca pessoal e construa seu nome, exatamente como fazem as grandes corporações. Todo profissional está exposto em uma vitrine chamada mercado de trabalho, em que as informações profissionais e pessoais circulam com uma velocidade incrível. Portanto, é essencial cuidar da “embalagem”, do “produto” e, acima de tudo, das relações profissionais.
Ter um bom marketing pessoal é recriar-se constantemente, aprimorar-se e esculpir-se como um produto de qualidade que sempre está melhorando sua composição. É importante lembrar que você não deve se preocupar com seu marketing apenas quando está procurando um emprego ou uma oportunidade de trabalho, mas diariamente. Outro cuidado é não se preocupar em vender uma embalagem maravilhosa para “maquiar” um produto de péssima qualidade. Após esse aprimoramento, é hora de colocar o produto no mercado.
Ter um bom marketing pessoal é recriar-se constantemente, aprimorar-se e esculpir-se como um produto de qualidade que sempre está melhorando sua composição. É importante lembrar que você não deve se preocupar com seu marketing apenas quando está procurando um emprego ou uma oportunidade de trabalho, mas diariamente. Outro cuidado é não se preocupar em vender uma embalagem maravilhosa para “maquiar” um produto de péssima qualidade. Após esse aprimoramento, é hora de colocar o produto no mercado.
*** Dicas importantes. ***
Converse com as pessoas, seja atencioso e gentil. Todos são importantes ou um dia serão.
Planeje suas ações, crie metas, saiba o que deseja atingir e, acima de tudo, tenha estratégia para alcançá-las.
Seja seu garoto propaganda, faça seu comercial — curtinho, sem ser chato, mas faça. Tenha em mente seu roteiro e seus pontos mais fortes, pois nunca se sabe quem você pode encontrar ou quais oportunidades poderão surgir.
Lembre-se de seu cartão de visitas! Nada pior que alguém lhe oferecer o cartão e você ter de se desculpar por ter esquecido o seu e ficar anotando em “papeizinhos” seus contatos. Isso é horrível!
Converse com as pessoas, seja atencioso e gentil. Todos são importantes ou um dia serão.
Planeje suas ações, crie metas, saiba o que deseja atingir e, acima de tudo, tenha estratégia para alcançá-las.
Seja seu garoto propaganda, faça seu comercial — curtinho, sem ser chato, mas faça. Tenha em mente seu roteiro e seus pontos mais fortes, pois nunca se sabe quem você pode encontrar ou quais oportunidades poderão surgir.
Lembre-se de seu cartão de visitas! Nada pior que alguém lhe oferecer o cartão e você ter de se desculpar por ter esquecido o seu e ficar anotando em “papeizinhos” seus contatos. Isso é horrível!
Educação e pequenas gentilezas nunca são demais.
Esteja bem informado para não cometer gafes.
Promova-se. Fale de seus projetos e conquistas.
Pratique esportes. Isso vai mantê-lo saudável, é um requisito de pessoas bem-resolvidas e equilibradas, além de aliviar o estresse e promover sua imagem.
Cuide de sua aparência. Ela é o primeiro aspecto que será avaliado. Pense: “Será que minha imagem é a de alguém de sucesso?”.
Procure aprender sempre mais. Informação é poder!
Esteja bem informado para não cometer gafes.
Promova-se. Fale de seus projetos e conquistas.
Pratique esportes. Isso vai mantê-lo saudável, é um requisito de pessoas bem-resolvidas e equilibradas, além de aliviar o estresse e promover sua imagem.
Cuide de sua aparência. Ela é o primeiro aspecto que será avaliado. Pense: “Será que minha imagem é a de alguém de sucesso?”.
Procure aprender sempre mais. Informação é poder!

Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário